Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Lavagem de roupas

Os 7 mitos mais populares sobre a lavagem de roupas

02-04-2024
Imagenes de noticia

Há várias gerações, a tarefa de lavar as roupas vem sendo cercada de mitos e falsas "técnicas" que, segundo dizem, se não forem seguidas, poderiam estragar suas peças favoritas. A Internet também está repleta de truques e ingredientes que, supostamente, imitam os efeitos das fórmulas dos sabões mais poderosos para alvejar, fixar as cores, desinfetar, etc. Mas tudo isso não passa de uma série de mitos, a maioria com uma base científica questionável e pouca eficácia na prática.

 

Embora as tarefas de limpeza doméstica, incluindo lavar as roupas, sejam propensas ao uso de uma variedade de fórmulas e ingredientes caseiros eficazes, temos que saber distinguir entre quais são os truques eficazes e quais são os mitos.

 

7 mitos sobre lavar roupa

1. A roupa escura só desbota com água quente 

A vida toda nos disseram que as roupas devem ser separadas entre peças brancas e coloridas, porque é muito provável que as peças escuras, por exemplo, desbotem mesmo se lavadas com água fria. Mas para verificar se desbota mesmo, molhe apenas uma pequena parte da peça colorida com água quente para descobrir.

 

2. É melhor lavar com água fria

Isso não é necessariamente um mito, já que varia de acordo com uma série de fatores. Ao lavar com água quente, fica mais fácil remover as manchas que são difíceis de tirar. Mas isso também pode acelerar o processo de desgaste e descoloração de determinados tecidos.

Se você lavar com água fria, vai economizar energia e contribuir com o meio ambiente.

 

3. A roupa muito suja não transfere germes ao ser lavada

Por mais absurdo que pareça, pode transferir sim! Por isso sempre nos disseram para separar de acordo com o tipo de roupa que vamos lavar, já que as peças muito sujas ou muito transpiradas podem transferir germes, bactérias ou mau cheiro para as peças que estão mais limpas. Além disso, existem tecidos mais ásperos que podem danificar e desgastar os tecidos delicados se forem colocados juntos na máquina de lavar.

Verifique as instruções da etiqueta para saber o processo adequado de lavagem da peça e procure separar as roupas. Estes são os significados dos símbolos na etiqueta das roupas.

 

4. O vinagre funciona melhor do que o sabão/detergente de llavar roupas

O vinagre pode ajudar a eliminar o mau cheiro e possivelmente a preservar as cores, mas não remove manchas nem sujeira! Com um detergente de roupas de boa qualidade, não é necessário usar vinagre.

 

5. O bicarbonato é ideal para remover manchas

Sim, isso é verdade! Mas você teria que usar uma grande quantidade para obter resultados, embora o bicarbonato de fato possa ajudar a combater o mau cheiro. Se a roupa tiver uma grande mancha, deixe-a de molho por 30 minutos no detergente de lavar roupas.

 

6. O cloro é ideal para lavar roupas brancas 

O cloro ajuda a deixar as roupas mais brancas, mas a longo prazo danifica as peças, deixando-as amareladas. Isso ocorre porque o cloro corrói as fibras dos tecidos, desgastando-os e removendo a cor. Trate previamente as manchas aplicando um pouco de detergente para lavar roupas com os dedos e deixe agir por 15 minutos antes de colocar a roupa na máquina de lavar. Longe de ser um mito, os produtos modernos contam com tecnologias e ingredientes que tornam possível lavar a roupa, alcançando o objetivo desejado e, ao mesmo tempo, protegendo suas peças. É o caso do SA8 Alvejante para Tecidos Coloridos, que graças à sua fórmula Bioquest oferece um poderoso desempenho de limpeza concentrada, contando também com ingredientes de origem natural que deixam as roupas com uma sensação de maciez.
Eficaz até contra manchas de chá, café, fruta, suco, vinho e tinta.

 

7. Não é necessário limpar a máquina de lavar

As máquinas de lavar podem acumular fungos e bactérias devid à frequência de uso, isso é inclusive perceptível porque podem produzir mau cheiro. Da mesma forma, é comum que o filtro do ralo fique cheio de resíduos, o que pode afetar seu desempenho. O ideal é realizar uma limpeza a cada 2 meses, fazendo um ciclo de lavagem com detergente (sem roupas dentro da máquina) e, ao mesmo tempo, enxaguando o filtro com água.

 

Novos produtos, práticas e tecnologias permitem começar a deixar para trás os mitos sobre a lavagem de roupas e ser mais eficazes nos cuidados do lar. Embarque na praticidade das novas tendências e produtos.

 

Cuide da sua casa de forma eficaz e viva melhor.