Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Dicas Cuidados com a casa
  • Limpeza
  • Casa

Compartilhar a limpeza da casa: O segredo para manter sua casa limpa

11-10-2023
Imagenes de noticia

A famosa frase de que "em casa o trabalho nunca acaba” não poderia ser mais precisa. Porque manter a casa limpa e organizada requer disciplina e o hábito de usar e guardar, usar e limpar, usar e recolher e assim por diante.

 

Ou seja, como a casa é o local onde fazemos várias atividades e guardamos nossas coisas, nada fica parado no mesmo lugar: a gente usa tudo, tira tudo do lugar e, claro, tudo acaba ficando sujo, gerando a necessidade de reorganizar e limpar novamente.

 

Manter a casa limpa e em perfeitas condições pode ser uma tarefa complicada, especialmente se não houver uma boa organização.

 

Para evitar o desgaste e a frustração de sentir que, por mais que você se esforce, a casa continua desorganizada, vale a pena pensar em um plano que envolva tanto as atividades de limpeza e manutenção quanto os membros da família, tudo com base nas habilidades, idade e tempo de cada um, distribuindo as tarefas, estabelecendo prazos, rotinas e responsabilidades.

 

Veja aqui algumas dicas de como organizar a limpeza da casa para que você possa viver em um ambiente confortável sem ficar com a vassoura na mão 24 horas, 7 dias por semana.

 

Divida as tarefas por frequência

Para começar a organizar a limpeza da casa, é preciso anotar as tarefas de limpeza e dividi-las em seções de acordo com a frequência, isto é:

 

Diárias: nesta seção ficam as tarefas como cuidar da cozinha, arrumar os quartos ou lavar a louça. Dish Drops Detergente para lavar louças ajuda a remover a gordura e as manchas de alimentos, deixando a louça e os utensílios de cozinha brilhantes e limpos.

 

Semanais: aqui, você pode colocar as tarefas de limpeza pesada, tais como: limpeza de banheiros, limpeza completa da cozinha, remover a poeira, lavar a roupa, etc.

 

Quinzenais ou mensais: nesta seção, coloque as tarefas que não precisam ser realizadas com tanta frequência como aspirar os móveis, lavar as janelas, cortinas e vitrôs, etc.

 

E falando de limpeza, apresentamos aqui um guia rápido de limpeza e desinfecção da casa.

 

Por seção

Da mesma forma que fazemos a divisão das tarefas de acordo com a frequência, também é recomendável dividir os cômodos ou as “áreas” da sua casa com base no uso e, consequentemente, na bagunça ou sujeira que pode ser gerada em cada uma, já que o banheiro (que é usado diariamente) precisa de um cuidado diferente em relação ao quintal ou à varanda, por exemplo.

 

Nossa sugestão é listar em uma coluna as seções da casa e na outra, a frequência de limpeza atribuída a cada uma.

 

Quem é responsável pelo quê?

Independentemente da dificuldade ou frequência das tarefas de limpeza, elas sempre parecerão muito pesadas se forem feitas por uma única pessoa, principalmente, em uma casa onde moram várias.

 

É hora de distribuir também as tarefas entre os membros da família, levando em consideração a idade, capacidade e grau de responsabilidade de cada um.

 

Além de ser um suporte importante, essa dinâmica familiar oferece grandes ensinamentos, porque gera um senso de responsabilidade e trabalho que ajuda os mais novos a valorizar o esforço e se sentirem capazes.

 

Fazer com que a família toda colabore nas tarefas domésticas é uma ideia genial para que todos comecem a se responsabilizar pela limpeza. É, claro, que para os mais novinhos, você deve atribuir tarefas fáceis, como por exemplo: limpar o pó, passar o aspirador, limpar as superfícies, etc. As tarefas mais difíceis e complexas devem ser divididas entre os adolescentes e adultos para que, assim, a casa esteja sempre em ótimas condições.

 

É importante destacar que não há uma idade específica para cada coisa, você conhece bem a sua família e sabe o que cada um pode ou não assumir ou como eles precisam ser apoiados ou supervisionados. No final, é uma dinâmica de cooperação e convivência positiva em família que tem como objetivo um bem comum: uma casa confortável, limpa e agradável.

 

E não se esqueça de nada!

Ao conseguir organizar a limpeza, certifique-se de que possui todos os produtos necessários para limpar, desinfetar e cuidar corretamente da sua casa, para que na hora “h” não falte nada.

 

Motive a família toda a colaborar em casa e viva melhor.