Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Limpeza
  • Casa

6 dicas para parecer que a sua casa passa por um faxina todos os dias

26-10-2023
Imagenes de noticia

Uma casa limpa e organizada melhora a qualidade de vida, porque faz com que a gente se sinta leve, confortável e ajuda a manter uma atitude positiva. Mas nada disso parece muito animador quando chega a hora de fazer a faxina, principalmente, no dia da limpeza mais pesada, aí as tarefas acabam se acumulando até se transformarem em uma missão urgente e desagradável.

 

Embora não exista uma fórmula mágica nem inteligência artificial (ainda) que faça a faxina no nosso lugar, há uma série de dicas que você pode colocar em prática para manter a casa limpa e fazer com que a limpeza profunda dure mais. Além disso, essas dicas facilitam o trabalho na hora da faxina.

 

Veja aqui 6 dicas infalíveis

 

1. Cozinhar sem deixar rastros

A sujeira que pode se acumular na cozinha costuma exigir mais esforço e tempo para limpar. Por isso, a recomendação é deixar a área limpa sempre que a utilizar. Embora pareça muito mais trabalho, será muito mais rápido porque a sujeira não vai se acumular. Ao cozinhar, se algum preparo espirrar ou derramar, troque de boca para evitar que o alimento grude no fogão e limpe assim que for possível.

 

Aproveite os tempos de cozimento, por exemplo, para organizar e limpar a área de preparação que sujou, bem como os utensílios e recipientes que você não vai usar mais.

 

A ideia é deixar a cozinha do jeitinho que você a encontrou... limpa e organizada.

 

2. Lavar a louça após as refeições

A cozinha e a sala de jantar são os lugares de uso mais intenso da casa e, por isso, devem permanecer limpos e organizados para não perder a vontade de usá-los.

 

Depois de cada refeição, adquira o hábito de recolher e lavar todos os utensílios de cozinha, como pratos, talheres, panelas e copos que foram usados, deixando tudo organizado como antes. Não há nada mais desanimador que transmita mais sensação de bagunça e sujeira em uma casa do que entrar na cozinha e ver a pia cheia de louça suja.

 

Lembre-se também que quanto menos eletrodomésticos e utensílios você acumular sobre a bancada ou as prateleiras, mais fácil e rápido será limpá-la. Tenha à mão um bom produto de limpeza multiuso para limpar rapidinho as superfícies e voilàL.O.C.™ Limpador Multiuso Concentrado é ideal para essas tarefas de  limpeza.
 

3. O que é da geladeira, na geladeira

E o que não deve continuar mais lá, para o lixo!

 

Já que você está na cozinha, lembre-se sempre de verificar a geladeira. Isso é uma questão tanto de limpeza como de cuidado geral. Monitore o que há na geladeira e mantenha apenas o que está em bom estado. Certifique-se de que tudo esteja bem fechado e coberto para evitar mau cheiro e vazamento, o que pode demandar uma limpeza profunda e esvaziar tudo para limpar e remover manchas.

 

Para evitar que restos de alimentos ou bebidas se acumulem nas gavetas, uma ideia é colocar um papel por baixo. Desta forma, toda vez que sujar, é só trocar e pronto.

 

4. Seque o banheiro após o banho

Mantenha uma toalha de microfibra absorvente no banheiro e use-a quando terminar de tomar banho para secar rapidamente o excesso de umidade que fica nos azulejos, torneiras e pia. Desta forma, é possível evitar que, ao secar, o calcário presente na água manche e fique grudado na superfície, tornando mais difícil a limpeza. Tenha à mão um produto de limpeza multiuso e aproveite para, ao mesmo tempo, deixar o banheiro mais brilhante e com um aroma agradável. Desta forma, no dia em que você precisar fazer uma limpeza profunda, o trabalho será muito mais fácil e rápido.

 

5. Vença a poeira

Não espere até que a poeira e outras sujeiras se tornem visíveis. Se você consegue vê-los, significa que já se acumularam em lugares que não são facilmente visíveis como sofás, camas e outros móveis.

 

Para evitar o acúmulo de sujeira e as maratonas de faxina, passe o aspirador regularmente para remover a poeira do chão sem espalhá-la, evitando que acabe se depositando nos móveis e que você tenha que limpá-los com frequência.

 

Se você não tem aspirador, pode envolver a vassoura com uma meia ou meia-calça de nylon, pois isso gera eletricidade estática e permitirá que você atraia fiapos, pelos e partículas de poeira mais facilmente em uma única passada.

 

6. Superfícies livres

Superfícies, prateleiras e cantos cheios de objetos, sejam itens decorativos ou deixados ali "provisoriamente", dificultam a limpeza e fazem com que os espaços pareçam “poluídos” e desorganizados. Opte por manter as superfícies mais livres, o que, além de garantir um estilo mais moderno, permite limpá-las de forma prática com uma única passada. Novamente, fica clara a praticidade de ter um produto de limpeza multiuso à mão. Assim, basta passar um pano com o produto uma única vez para limpar e eliminar odores.

 

Tenha tudo à mão

Se os seus produtos de limpeza estiverem organizados em um lugar específico, vai ser muito mais fácil limpar. E para as tarefas de limpeza rápida, um bom produto de limpeza multiuso, toalhas de microfibra e uma vassoura podem ser tudo o que você precisa ter à mão. Devido à sua versatilidade e eficiência, os produtos de limpeza multiuso são grandes aliados para a limpeza contínua, dispensando a necessidade de comprar vários produtos.

Veja aqui os usos que um produto multiuso pode ter

 

Uma casa organizada e limpa não é só algo agradável de se ver, mas também faz você se sentir bem. Segundo um artigo publicado em elmueble.com, a limpeza também melhora a saúde,

 

Acostume-se a ter uma casa limpa com menos esforço e viva melhor.