Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • ABC de Nutrição

Fito o quê?

07-06-2021
Imagenes de noticia

Fitonutrientes, embora seja uma palavra difícil, são nutrientes fáceis de serem encontrados e aproveitados. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre essas substâncias maravilhosas.

O que são fitonutrientes?

Os fitonutrientes são substâncias de origem vegetal que não apresentam um valor nutricional específico, com algumas exceções, mas que fornecem muitos benefícios ao seu organismo. Em poucas palavras, podemos dizer que quanto maior a concentração de fitonutrientes de um vegetal, mais saudável é consumi-lo.

 

Há diferentes tipos de fitonutrientes. De acordo com a cor e outras características individuais, você terá neles grandes aliados para a saúde dos seus olhos, pele e organismo em geral

 

Estas substâncias são responsáveis pela cor e pelo sabor das frutas e verduras que você consome regularmente. Por isso, quanto mais intensa for a cor dos vegetais, maior a chance de obter o máximo de fitonutrientes com eles.

Fatores que influenciam na quantidade de fitonutrientes dos alimentos

  • Tipo de colheita
     
  • Exposição à luz solar
     
  • Presença de fungos e bactérias
     
  • Armazenamento, preparação e processamento de alimentos
     
  • Tipo de semente

O que os fitonutrientes podem fazer por você?

Entre os mais de 10.000 tipos de fitonutrientes que existem, apresentamos a seguir os que são considerados mais importantes e que mais benefícios oferecem.

 

  • Flavonoides: podem ser encontrados no chá verde, café, chocolate e plantas cítricas como as laranjas. Estão relacionados à longevidade, já que contêm antioxidantes. Além disso, também são associados à redução do desenvolvimento de doenças cardíacas.

 

  • Ácidos fenólicos: similares aos flavonoides, funcionam como antioxidantes. Podem ser encontrados na berinjela, brócolis, repolho, salsinha, cenoura, entre outros. As frutas com maior concentração destes fitonutrientes são: maçã, mirtilo, framboesa e cereja.

  • Lignanas: estes fitonutrientes são similares ao estrogênio. As lignanas podem ajudar a regular os hormônios do corpo, contêm fibra solúvel e não solúvel e contribuem para o sistema imunológico. Podem ser encontradas em sementes, grãos integrais, amendoim, castanha de caju e legumes.

 

  • Carotenoides: possuem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o risco de doenças cardíacas. São responsáveis pelas cores vermelha, amarela e laranja das frutas e verduras. Entre os carotenoides, encontra-se o betacaroteno que contém vitamina A, excelente por contribuir para a visão, o sistema imunológico e a pele.

Como incorporar mais fitonutrientes à sua dieta diária

Siga estas dicas para aumentar a presença de fitonutrientes na sua dieta diária e aproveitar ao máximo todas as suas propriedades, além de contribuir para o bem-estar integral do seu corpo:

 

  • Escolha frutas, verduras e legumes da temporada e que tenham uma cor intensa. Elas são mais ricas em fitonutrientes e têm um maior valor nutricional.

 

  • Use ervas frescas para temperar as suas receitas, já que elas também são uma fonte de fitonutrientes.

 

  • Inclua a maior quantidade possível de cores no seu prato, quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de fitonutrientes que você consumirá.

 

  • Cozinhe com ingredientes frescos, já que o processamento pode modificar o sabor e a cor dos alimentos e, ainda, reduzir o teor de fitonutrientes.

 

  • Consuma no mínimo 5 porções diárias de frutas e vegetais para aumentar a sua ingestão de fitonutrientes.

 

Além de seguir essas dicas simples e ter uma alimentação equilibrada, recomendamos o consumo de suplementos alimentares. Esta pode ser uma boa opção para quem, apesar de consumir frutas e vegetais todos os dias, não obtém uma quantidade adequada de fitonutrientes. Todos os suplementos Nutrilite são fabricados com a mais alta qualidade, pensando nas necessidades específicas que podem ser beneficiados com o consumo de fitonutrientes.

 

Mas lembre-se de que antes de utilizar qualquer tipo de suplemento alimentar, você deve consultar um nutricionista ou médico. Eles são os profissionais indicados para dizer se você deve começar a utilizar um suplemento e qual seria o ideal, de acordo com as suas necessidades específicas.

 

Esperamos que estas informações sejam úteis para aumentar a sua ingestão de fitonutrientes para que você siga na sua busca por equilíbrio e bem-estar integral, para você e a sua família.