Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Cuidado com o cabelo

Como escolher o melhor shampoo com base em tipos de cabelo

10-03-2022
Imagenes de noticia

Como escolher o melhor shampoo não é uma tarefa fácil. Você pode passar muito tempo no corredor do supermercado tentando decidir sobre qual shampoo comprar e ainda permanecer com dúvidas.

Se temos tantos tipos e marcas de shampoo à disposição e que se referem a temas relacionados a hidratação, amaciamento, cuidados com a cor entre tantos outros; então, como saber qual é o melhor shampoo na hora de comprar?

Se no momento da compra você não tiver nenhuma dúvida sobre o seu tipo de cabelo, então escolher o melhor shampoo não será mais uma dor de cabeça, não é mesmo?

Não à toa que estamos aqui, já que te daremos todas as informações para escolher o produto certo para o seu cabelo, entre as diferentes marcas de shampoo disponíveis no mercado.

Uma vez que tenha bem claro qual é o seu tipo de cabelo, o momento da escolha do melhor shampoo ficará muito mais fácil.

Diante disso, vamos te ajudar a identificar com maior precisão, qual é o seu tipo de cabelo.

Confira como saber o seu tipo de cabelo

Antes de comprar qualquer shampoo é importante ler o seu rótulo. Dessa maneira saberá o que ele pode ou não fazer por você e como se relacionará com o seu couro cabeludo.

É bem possível que já conheça a nomenclatura da maioria dos tipos de cabelo, mas você poderia dizer com segurança qual é o seu tipo?

Então vamos abordar o assunto para que saiba com certeza, qual o melhor shampoo para você.  

Cabelo seco

Produz quantidade insuficiente de sebo para manter o cabelo em boas condições, sendo portanto pouco sedoso. Muitas vezes a sua aparência é opaca, desidratada e sem brilho natural. Por vezes as pontas são duplas ou quebradiças.

Cabelo saudável

Produz a quantidade normal de sebo, que confere brilho, resistência e força ao couro cabeludo. Normalmente os cabelos saudáveis têm uma cutícula lisa e regular, além de uma textura sedosa.

Antes de mais nada entenda que os fios ondulados, cacheados ou encaracolados têm texturas diferentes, mas também podem ser sedosos, saudáveis e cheios de vida.

Cabelo oleoso

Produz uma quantidade excessiva de sebo para o ideal e já no dia seguinte após a sua lavagem, apresenta um aspecto oleoso e pesado. Também é normal nesse tipo de cabelo o surgimento de caspa e coceira no couro cabeludo.

Melhor shampoo por Tipos de cabelo

De modo que já tenha identificado a aparência do seu couro cabeludo, então vamos falar sobre qual o melhor shampoo para os diferentes tipos de cabelo.

Os shampoos não têm apenas a função de limpeza, mas ajudam a tratar o seu cabelo de forma eficaz e são essenciais para a sua saúde e aparência.

E se você tem curiosidade sobre o que é PH, ou seja, as duas letras que aparecem no rótulo da maioria dos shampoos, vamos te ajudar nisso também! PH se refere ao termo Potencial Hidrogeniônico.

Certo, mas para que serve esse tal de PH?

Ele revela a função de cada shampoo, determinando o seu potencial de limpeza e hidratação e como ele atua no cabelo. 

A principio podemos resumir assim: shampoos com pH alto entre 7,5 e 8,5, são limpadores eficientes, uma vez que abrem as cutículas dos fios e removem os resíduos mais profundos. Já os que possuem pH baixo, ou seja, em torno de 4,5, são mais limpadores e portanto, menos agressivos ao fio. 

Já que agora conhece um tanto mais sobre PH e shampoos, vamos ver os diferentes tipos que existem no mercado?

Melhor shampoo para Cabelo oleoso

Seu cabelo é oleoso e ainda não encontrou o produto ideal para ele? Então temos algumas observações importantes e que irão te ajudar na hora de escolher o seu shampoo:

  • Evite shampoos especiais para cabelos encaracolados, já que podem adicionar muita umidade e agravar a condição do seu cabelo. 
  • Use aqueles que dão volume, equilíbrio ou fortalecimento, porque são mais eficazes na remoção do excesso da oleosidade. 
  • O melhor produto é um shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados.
  • Para revitalizar o seu cabelo invista no shampoo antiresíduos uma vez por semana.

Melhor shampoo para Cabelo saudável

Se o seu cabelo está em ótimas condições e não solicita cuidados extras, você pode usar o shampoo que preferir e sem muitos receios.

Mas também temos um bom conselho para te dar:

  • Lembre-se sempre de ser consistente em sua rotina de cuidados para não danificar o seu couro cabeludo.
  • Não descuide na hora de fazer a lavagem e verifique se retirou todo o excesso de produto dos fios, além de evitar que a água do chuveiro esteja muito quente.

Melhor shampoo para Cabelo quebrado

Certamente todos nós já tivemos o cabelo quebrado em algum momento da nossa vida e não necessariamente por produtos químicos ou ferramentas quentes.

Um cabelo inclusive pode sofrer danos por exposição excessiva ao sol, piscina ou mar. Basta lembrarmos de como fica o nosso cabelo, quando voltamos de longas e adoráveis viagens de férias!

Felizmente existem shampoos que na sua fórmula incluem uma grande variedade de vitaminas e ingredientes naturais, que podem ajudar a resolver problemas tais como:

  • Desidratação
  • Pontas duplas e ou quebradas

Melhor shampoo para Cabelo seco

Quando o seu cabelo está seco, com coceira ou escamação, a escolha do shampoo certo é essencial, já que será a sua primeira linha de defesa.

O que você deve levar em consideração ao escolher o seu shampoo para cabelos secos:

  • Procure evitar shampoos que fortalecem e dão volume. Eles podem remover a umidade necessária do couro e piorar a saúde do seu cabelo.
  • Uma boa opção pode ser os produtos especializados para cabelo seco ou mesmo para alisamento dos cachos, pois melhoram a retenção da umidade.

Considerações

Agora que você se informou um tanto mais sobre os tipos de cabelo e shampoo, preste atenção na escolha do produto ideal para você.

Também não se importe com modismos ou opiniões de terceiros sobre cabelos encaracolados, lisos, ondulados, curtos ou longos. O que vale mesmo é você se sentir bem e feliz com a sua própria imagem.

Decida por levar a sua vida da maneira que preferir, já que é a gente que escreve a nossa própria história! Porque não há como terceirizar o nosso caminho ou decisões, deixando que os outros façam por nós...

Então, saiba que estamos junto com você, sempre procurando as melhores informações para que você tome com segurança, a SUA decisão!

Se as informações foram úteis, facilitando na hora de escolher o melhor shampoo, continue sua busca pelo bem-estar integral junto à Amway.