Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • estilo de vida

10 hábitos de um estilo de vida saudável

26-01-2024
Imagenes de noticia

Ter um estilo de vida saudável significa ter hábitos que nos ajudam a manter nossa saúde. Esses hábitos se resumem a oferecer ao corpo o que ele precisa, eliminando tudo o que não acrescenta nada e, além disso, é prejudicial. Ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e cuidar de si mesmo são hábitos de uma vida saudável.

 

Adotar hábitos saudáveis deve ser uma prioridade para qualquer pessoa, porque beneficiam nossa saúde física e mental de diferentes formas.

 

Embora seja verdade que dispor de tempo, recursos e motivação é essencial para manter um estilo de vida saudável, também podemos ir introduzindo pequenas mudanças à medida que eliminamos os maus hábitos do nosso dia a dia e nos adaptamos ao nosso novo estilo de vida. Lembre-se que neste caso não há uma meta exata, já que o objetivo é melhorar a saúde e adotar hábitos saudáveis de forma permanente.

 

1. Alimentação equilibrada e variada

Ter uma boa alimentação é o primeiro passo para ter uma vida saudável. Siga estas dicas para ter uma alimentação saudável:

  • Inclua folhas verdes, hortaliças e legumes em todas as refeições.
  • Aumente o consumo de proteínas vegetais.
  • Substitua as farinhas refinadas por cereais integrais (arroz integral, farinhas integrais, etc.).
  • Opte pelo cozimento na grelha, a vapor ou no forno.
  • Evite os alimentos processados e ultraprocessados.
  • Reduza o consumo de sal e molhos processados e aumente o uso de especiarias e outros condimentos naturais sem aditivos.

 

2. Pratique exercícios físicos

Juntamente com a alimentação, os exercícios são um dos dois pilares de um estilo de vida saudável. Tente fazer 30 minutos de exercício físico todos os dias ou praticar esportes de 3 a 4 vezes por semana, o importante é se manter ativo. A atividade física é um pilar importante para uma vida saudável, saiba como o exercício constitui a conexão entre a saúde física e a mental.

 

3. Cuide do seu peso

Como é de conhecimento geral, o excesso de peso tem efeitos negativos no corpo, afetando ou colocando em risco nosso bem-estar pleno.

 

Para reduzir o risco de desenvolver obesidade ou excesso de peso, é necessário eliminar o consumo de produtos processados e ultraprocessados, açúcares refinados e gorduras trans. Além disso, é preciso adotar uma alimentação equilibrada, variada e composta principalmente por vegetais, gorduras saudáveis, cereais integrais e proteína de qualidade.

 

4. Evite o consumo de tabaco e álcool

As substâncias tóxicas presentes no tabaco, no álcool e no ar de algumas cidades são um dos inimigos da saúde pública.

 

5. Exponha-se ao sol com moderação

Não é necessário ir à praia, ficar no jardim ou dar um pequeno passeio caminhando sob o sol é suficiente. O sol ajuda a sintetizar a vitamina D, melhora a qualidade do sono e o estado de ânimo.

 

7. Reduza o estresse

Os exercícios de relaxamento, como meditação e ioga, contribuem para o equilíbrio da mente e do corpo.

 

Se você conseguir reduzir os níveis de estresse no seu dia a dia, vai dormir melhor, controlar o peso, reduzir a tensão muscular, melhorar o seu estado de ânimo e até o relacionamento com familiares e amigos.

 

8. Higiene e cuidado bucal

A higiene também contribui para manter um bom estado de saúde física e mental. Um banho ajuda a relaxar, descansar os músculos e aliviar as tensões. A higiene bucal, por outro lado, não ajuda só a manter os dentes e as gengivas saudáveis, mas também pode prevenir infecções e doenças causadas pelas bactérias presentes na boca. Para que esse hábito faça parte de um estilo de vida saudável, é importante entender desde a infância a importância de escovar os dentes após cada refeição.

 

9. Sono de qualidade

Dormir é essencial para que o corpo descanse e recupere energia para o próximo dia. Além disso, ter um sono regular, dormindo de 7 a 8 horas, também reduz o estresse. Você também deve prestar atenção à qualidade do sono, às condições do colchão e ao ambiente em que dorme.

 

10. Beba uma quantidade suficiente de água

Com certeza, não é a primeira vez que você recebe esta recomendação, isso porque é algo indispensável para quem busca uma vida com hábitos saudáveis. No entanto, é muito provável que, ao observar cuidadosamente, você perceba que seu consumo de água é baixo em geral. Para melhorar esse hábito, estabeleça metas realistas e graduais, em vez de querer aumentar drasticamente seu consumo de água.

 

Adotar hábitos de vida saudável é a maior demonstração de amor-próprio, então se coloque como prioridade em sua lista diária e cuide de si mesmo. As rotinas ajudam a adotar bons hábitos que nos fazem sentir bem e melhoram nossa vida. Descubra a importância de ter rotinas para o seu cuidado pessoal.

 

Tenha um estilo de vida saudável e viva melhor!