Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Caçadores de Mitos
  • Familia

Os mitos mais comuns sobre a pasta de dente infantil

13-04-2022
Imagenes de noticia

A escolha da pasta de dente infantil é um assunto recorrente para pais e mães na hora que surgem os primeiros dentinhos dos seus filhos.

Existem tantos mitos a respeito do tema que achamos por bem tratarmos dele nesse momento. Assim, você fica por dentro do que realmente interessa e está embasado em conhecimento científico.

Afinal, o que é mito ou verdade quando a questão é a pasta de dente para crianças? A dúvida existe porque, além do cuidado com a dentição, nossa gente miúda costuma engolir a pasta de dente durante a escovação.

Quem nunca viu uma criança com a escova de dente na mão, a boca cheia de espuma e engolindo a pasta de dente como se fosse um docinho?

Então surgem alguns receios normais, tais como:

  • Será que faz mal para o estômago da criança engolir a pasta de dente?
  • Escolher pasta de dente com flúor ou pasta de dente sem flúor?
  • Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes das crianças?

Mas por que alimentamos tantas dúvidas quando o assunto é dentição?

Porque não existe expressão mais bonita no rosto de alguém do que a de um belo sorriso e isso desde a tenra infância até a velhice.

Certamente já tentou roubar o sorriso de muita gente, não é mesmo?

Por outro lado, quantos sorrisos não deu durante a sua vida, revelando alegria e contentamento?

A medida que sorrimos nossa boca revela outra preciosidade humana, os dentes; considerados como joias naturais do ser humano.

Seria muito constrangedor se não estivéssemos com os dentes bonitos e sadios; o que nos levaria a uma manifestação contida diante da felicidade.

Bom mesmo é a espontaneidade de um sorriso largo ou até uma gargalhada solta, dependendo do motivo ou situação.

A importância da saúde bucal

Uma vez que um sorriso branco saudável é o sonho de consumo das pessoas, precisamos prestar atenção na rotina de cuidados dos dentes desde muito cedo; aliás, assim que eles rompem a gengiva do bebê.

Não só pela aparência, mas a saúde bucal nos garante uma qualidade de vida ideal desde cedo.

Por outro lado, saiba que as doenças associadas à nossa boca podem ser bem dolorosas e com um tratamento um tanto dispendioso.

Por isso é tão importante que os pais incentivem seus filhos e filhas a ter o hábito de cuidar dos seus dentes, fazer o uso de escova de dente e pasta de dente para a higiene diária, mantendo-os bonitos e sadios.

E como prevenir é bem melhor do que remediar, a visita periódica ao consultório do dentista é fundamental.

Enfim, agora que falamos sobre a importância da saúde bucal e da higiene dos dentes e hábitos para mantê-los saudáveis, vamos aos mitos.

Mitos sobre pasta de dente infantil

As vezes passamos uma vida inteira acreditando em sandices sem o menor embasamento científico.

Bobagens à parte, vamos descortinar alguns mitos sobre o uso de pasta de dente para você:

O uso de pasta de dente com flúor é recomendado apenas a partir dos dois anos de idade = MITO

 A American Dental Association (ADA) aconselha os pais para que usem desde cedo a pasta de dente com flúor para escovar os dentes de seus filhos; duas vezes por dia.

A recomendação da ADA baseia-se na revisão de uma série de estudos científicos, e hoje é aceita em quase todo o mundo.

A pasta de dente com flúor deve ser usada em todas as idades, com qualquer dosagem = MITO

Os benefícios do flúor como agente anti cavidade são reconhecidos em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de pasta de dente para uma boa saúde bucal deve ser generalizado.

No entanto, a OMS alerta que, para crianças menores de 6 anos, a concentração de flúor em pasta de dente deve ser de aproximadamente 500 ppm (partes por milhão). Consulte seu dentista de confiança para ter a certeza sobre a escolha da pasta de dente ideal para cada membro da sua família.

Não é necessário que os pais escovem os dentes de crianças e bebês três vezes ao dia = MITO

Esta é a frequência recomendada pela maioria dos dentistas pediátricos. No caso dos bebês, a limpeza pode ser feita com um pano macio umedecido quando o primeiro dente aparece. Após o aparecimento do primeiro molar, em torno de 14 meses, é necessário começar a usar escova de dente e pasta de dente. 

Conclusão quanto ao uso de pasta de dente infantil e hábitos familiares

Agora que você conhece alguns dos famosos mitos sobre o uso de pasta de dente em crianças, comece a cuidar desde cedo do sorriso do seu bebê, enquanto o ensina a higienizar os dentes.

Ah, lembre-se sempre de consultar o seu odontopediatra antes de fazer uso de qualquer produto, pois ele te informará qual é o mais indicado para a faixa etária da sua criança.

Além disso, como hábito é uma coisa que se constrói com o tempo, faça da escovação dos dentes uma rotina, porque nossos filhos se guiam por meio dos nossos exemplos, não é verdade?

Não adiantará de nada querermos que uma criança crie o hábito de, após as refeições, pegar sua escova de dente, colocar a pasta e fazer a higiene bucal, se ela não observar que os seus pais fazem o mesmo.

Como diziam os mais antigos, a base da educação e formação do indivíduo vem do berço, ou seja, da educação que recebeu no lar.

E como desejamos que você se mantenha por dentro de tudo o que é importante para a sua saúde e bem-estar, além do conforto e alegria da sua família também, escrevemos nossos posts.

A razão do nosso blog é te manter em dia com tudo o que importa, pensando sempre em você, no seu bem e na saúde.

Lembre-se de que com a Amway você pode ter uma aparência bonita e viver melhor. Afinal, uma vida saudável e feliz depende de inúmeros fatores e o mais importante deles é se sentir feliz e de bem com a vida.

#SuaVidaComoQuiser

#VivaMelhor