Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Vida Fit
  • Bem estar

O guia completo sobre a imunidade adquirida!

30-07-2021

Sistema adquirido, os super-heróis do seu corpo!­­­­­

É sempre uma boa ideia pensar em como o seu sistema imunológico funciona e como é possível ajudá-lo.

 

O sistema imunológico ou imunitário tem diferentes camadas e trabalha o tempo todo para proteger a nossa saúde e para que possamos viver normalmente o nosso dia a dia. Todas essas camadas podem ser divididas em três principais linhas de defesa:

  • Barreiras fisiológicas ou físicas
  • Imunidade inata;
  • Imunidade adquirida (também chamada de imunidade humoral).

 

As barreiras fisiológicas, assim como a sua pele, lágrimas, membranas mucosas e o seu intestino, são escudos naturais do seu corpo que tentam protegê-lo do ambiente externo.

Quando é necessário, a imunidade inata entra em ação como uma equipe de resposta rápida, ativando as células brancas do sangue e outros mecanismos.

 

Mas o que é a imunidade adquirida?

A camada final de defesa é a imunidade adquirida ou humoral. Podemos imaginá-la como a nossa super-heroína pessoal. A sua função é se concentrar na resposta do seu sistema imunológico.

É o membro mais inteligente do seu sistema de defesa, porque determina a melhor forma de proteger a sua saúde. E quando descobre como fazê-lo, não esquece nunca mais! Essa “memória imunológica” significa que esse sistema sabe exatamente como agir da próxima vez.

 

Como você pode contribuir com a imunidade adquirida?

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar esses super-heróis.

Uma das melhores opções é se cuidar fazendo escolhas inteligentes de estilo de vida.

Isso significa:

  • Ter alimentação saudável;
  • Fazer exercícios físicos regularmente;
  • Beber uma quantidade suficiente de água
  • Dormir adequadamente.

 

A alimentação saudável é essencial porque ajuda a absorver todas as vitaminas e minerais de que você precisa, incluindo o zinco.

 

O zinco pode ser o penúltimo elemento da tabela periódica, mas é um trabalhador essencial para o poder do sistema imunológico.

O zinco é um nutriente essencial para o desenvolvimento e a comunicação entre as células do sistema imunológico, o que é fundamental para a imunidade adquirida. A deficiência de zinco pode prejudicar o desempenho da imunidade adquirida. Então, certifique-se de que os super-heróis da sua imunidade tenham o zinco de que precisam.

 

Como consumir uma quantidade suficiente de zinco

Como o nosso corpo não produz zinco, precisamos consumir essa substância todos os dias!

Entre os alimentos ricos em zinco encontram-se a ostra, a carne vermelha, o frango e o tofu firme. Você também encontra zinco no leite e nos seus derivados, mas não ignore as suas fontes vegetais como castanhas, cereais enriquecidos, grãos integrais, grão de bico e outros legumes. E não se esqueça do chocolate amargo!

 

Se achar que não obtém na sua alimentação uma quantidade de zinco suficiente, leve em consideração consumir os suplementos.