Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Cuidado com o cabelo
  • Trends de Cuidado com o cabelo

Hábitos que você deve incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo

30-09-2021

Todas nós sonhamos com um cabelo brilhante e cheio de vida. Mas por alguma razão, conseguir isso acaba sendo difícil, trabalhoso e, em geral, nem sabemos por onde começar. Só que não precisa ser assim. Você pode exibir o cabelo que sempre quis ter, incorporando hábitos simples na sua rotina de cuidados com os fios e o couro cabeludo. Veja quais são esses hábitos.

1 – O seu couro cabeludo é tão importante quanto o seu cabelo.

Um couro cabeludo saudável é essencial para o crescimento e a saúde dos cabelos. Massageie bem a sua cabeça ao aplicar o shampoo para remover oleosidade e resíduos da raiz até as pontas.

2 – Conheça as necessidades do seu cabelo e utilize os produtos certos

Um dos maiores erros que você pode cometer é pegar o primeiro produto que aparece na sua frente, sem saber se é o ideal para o seu tipo de cabelo. Se não souber qual shampoo deve utilizar, consulte um especialista que poderá assessorá-la sobre a condição e o tipo do seu cabelo, recomendando o produto certo para manter os seus fios deslumbrantes.

3 – Tenha uma alimentação saudável

Como em relação a tudo no nosso corpo, uma boa alimentação também traz resultados impressionantes para a saúde do nosso cabelo. Assegure-se de consumir alimentos ricos em nutrientes como vitaminas A, B, B7 (biotina), C, D e E, além de ferro, zinco e ômega 3 para proteger o seu cabelo contra a quebra e o ressecamento. Da mesma forma, uma boa dica é usar produtos para o cabelo enriquecidos com vitaminas e minerais para obter uma proteção extra para os fios.

4 – Proteja o couro cabeludo contra os raios ultravioleta

Ao passar muito tempo sob o sol ou curtindo uma tarde na praia, é importante cuidar tanto da pele como do cabelo. Aplique protetor solar na linha do cabelo para proteger o couro cabeludo e leve em consideração usar produtos de proteção solar específicos para o cabelo.

5 – Não se esqueça do condicionador

O uso do condicionador depois do shampoo é essencial para manter cabelos macios e deslumbrantes. Da mesma forma como é preciso saber qual shampoo usar, também precisamos saber qual é o condicionador ideal para o nosso cabelo. Em geral, cada shampoo tem um condicionador próprio. Ao usar o condicionador, reforçamos a cutícula e damos mais corpo ao nosso cabelo. Não usar condicionador pode fazer com que o fio quebre e fique mais fino.

6 – Termine de lavar com água fria

Depois de aplicar o shampoo e o condicionador, massageie pela última vez usando água fria. Isso ajuda a fechar as cutículas dos fios, dando um acabamento uniforme. Caso tenha tingido o cabelo recentemente, isso também ajuda a mantê-lo hidratado para evitar os danos causados pela tintura.

7 – Evite usar o secador

De certa forma, todas nós amamos estilizar o cabelo usando calor, mas isso pode queimar os fios. Se começar a notar que o seu cabelo está quebradiço, é hora de deixar o secador de lado. Aposte em máscaras hidratantes para deixar o cabelo mais disciplinado e livre de frizz.

8 – Escove corretamente os fios

Todas nós desembaraçamos o cabelo, mas nem todas fazem isso da forma certa. Pode parecer indiferente o tipo de escova ou pente e a forma de usá-lo, mas tudo conta muito e o uso incorreto pode causar frizz e até danificar o cabelo.

Para o cabelo liso, os especialistas recomendam usar uma escova de cerdas naturais para distribuir os óleos capilares de modo uniforme. No cabelo ondulado ou crespo, o recomendável é desembaraçar com os fios ainda úmidos na hora de aplicar o condicionador, usando um pente de dentes largos.

9 – Uma boa opção são as máscaras capilares

Nunca é exagero ir um pouco além na hora de cuidar do nosso cabelo. Além do shampoo, do condicionador, do spray e das escovas ou pentes, as máscaras fortalecem e restauram profundamente o cabelo. Com o seu uso correto, asseguramos a hidratação, a maciez e o controle do nosso cabelo ao longo do dia.

10 – Limpe todas as suas ferramentas regularmente

Não deixe que os fios soltos e a sujeira fiquem presos nas suas escovas, pentes, chapinhas e secadores, limpe-os já! Os cuidados pessoais se estendem às ferramentas que usamos, reserve um tempo para mantê-las limpas, evitando sujar o seu cabelo recém-lavado ao usá-las.

11 – Corte as pontas regularmente

Mesmo que a sua meta seja ter um cabelo comprido, é importante aparar as pontinhas a cada mês ou a cada um mês e meio. Cada estilo exige um cuidado e intervalos específicos entre os cortes. Um corte long bob por exemplo precisa de cortes regulares para preservar o estilo. Já um cabelo abaixo do ombro, não exige um corte tão frequente. Ao cortar as pontas quebradas evitamos nós e puxões desnecessários na hora de pentear o cabelo.

12 – Não use água quente

Quem não gosta de um banho quentinho? Especialmente quando faz frio. Por mais reconfortante que isso seja, a água quente danifica o nosso cabelo. Não precisa tomar banho de água gelada, mas sim morna. Isso é mais do que suficiente para manter o nosso cabelo reluzente e sedoso. 

Se não conseguir os resultados desejados depois de fazer grandes mudanças na sua rotina, é importante consultar um dermatologista já que os problemas capilares podem exigir muito mais para serem solucionados.