Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Cozinha

Facas de Cozinha - Saiba como cuidar e conheça os tipos

23-03-2022

Quando se trata de facas de cozinha, há uma variedade de opções de diferentes tamanhos, bordas, preços, atributos e uso.

Inclusive, papo de cozinha é tão sério, que inúmeros programas abordam o assunto, revelando sabores e sensações que vão muito além do ato de cozinhar.

Mas como tipos de faca e suas finalidades são o foco do nosso post, entenda que uma faca de qualidade faz toda a diferença, já que facilita o trabalho.

Trabalho? Bem, chefes de cozinha normalmente amam o que fazem e encaram a tarefa de preparar gostosuras com extremo prazer.

Mas como nem todo mundo possui tempo para cozinhar, então a escolha da faca faz toda a diferença.

Para cada alimento um tipo de faca ideal, já que você não usa a mesma de cortar frutas ou legumes para cortar uma carne, por exemplo.

Aliás, o uso da faca inadequada para cortar determinado ingrediente adiciona tempo ao processo de preparação do alimento.

Também não podemos deixar de salientar que um belo jogo de facas na cozinha chama muito a atenção! Além de úteis, são extremamente decorativas.

Quem nunca admirou uma vitrine de loja virtual com artigos para casa, que mostrasse um conjunto de facas com design arrojado ou mesmo colorido?

Certamente dá vontade de comprar todas, mesmo não sendo craque na cozinha. Isso porque o ato de comprar envolve muitas questões e que vão além da praticidade.

No entanto, comprar facas também requer objetividade, afinal elas são as ferramentas que protagonizam a tarefa de preparar os ingredientes.

Para tudo a faca é essencial na arte de cozinhar!

5 tipos de facas de cozinha

Existe uma variação bem grande de tipos de faca de cozinha, mas ressaltaremos as 5 facas que não podem faltar na sua cozinha. Isso porque irão te auxiliar no trato com os ingredientes e também minimizar seu tempo na hora de preparar os pratos.

  • A faca dos(as) grandes chefes de cozinha: Faca multiuso para cortar carnes, legumes e frutas (15 a 30 cm).
  • Uma ferramenta doméstica inigualável e também de multiuso: A Faca de legumes.
  • Faca de cortar pão: Essa a gente encontra em toda casa e deve ficar bem longe das crianças.
  • Faca de desossar: Facilita o trabalho quando o assunto é desossar aves de um modo geral.
  • Cutelo para cortar carnes duras e ossos. Uma ajuda e tanto e que qualquer chef de cozinha não abre mão de ter.

Dicas de como cuidar das suas facas de cozinha

Com manutenção e boas práticas, suas facas de cozinha podem durar décadas.

A medida que siga passos importantes, seus pratos preferidos ficarão prontos com maior rapidez, porque sua faca irá te ajudar nisso.

Como fazer para que sua faca se torne uma varinha de condão, auxiliando nas receitas mágicas que você deseja fazer:

  • Afie suas facas regularmente: não importa o quão cara ou não seja uma faca, ela perde o fio com o uso. Então, afie regularmente as lâminas com uma pedra de amolar para poder continuar a cortar os alimentos com precisão e segurança.
  • Use sempre uma tábua de corte: ao cortar em superfícies de mármore, vidro ou porcelana, podemos danificar não só a faca, como também a superfície. Da mesma forma, é importante separarmos uma tábua e uma faca exclusivas para o corte de carnes e produtos crus e assim não contaminar os alimentos.
  • Evite a máquina de lavar-louças: o contato com outros utensílios e as mudanças na temperatura da água danificam as lâminas das facas e também o material do seu cabo. Resumindo, lave as suas facas na pia da cozinha, com a esponja, água e sabão.
  • Guarde com cuidado: para manter suas facas sempre novas, guarde-as de forma adequada. Use tarugos de madeira, luvas ou estojos especiais e jamais empilhe umas sobre as outras. Com certeza o contato com outros utensílios risca a lâmina e danifica a borda das facas.
  • Use a faca certa para cada tipo de alimento: Por fim, ao comprar um conjunto de facas, você notará que cada uma tem um gume e formato diferentes, isso porque cada faca tem sua característica e finalidade. Então, utilizar a faca inadequada para cortar um alimento, não só levará a um corte impreciso, mas também poderá danificar a sua borda de forma irreparável.

Facas de cozinha – Aliadas perfeitas na hora de cozinhar

Só para finalizar, para você que se interessou pelo tema e talvez porque tenha o dom e a magia de trazer gostosuras à mesa, a faca certa é sua maior aliada na hora de cozinhar.

Certamente, com os cuidados necessários a sua vida útil se prolongará por anos e mais anos, além de te oferecer rapidez, precisão e segurança.

Agora te oferecemos aquela dica que não poderia faltar, se você está procurando o corte perfeito, nossa linha de facas iCook é feita para você. Com aço inoxidável forjado de primeira classe, você pode cortar e picar sem problemas.

Uma vez que o nosso objetivo é trazer conforto, qualidade e segurança à cozinha, experimente a indicação que fizemos e veja a magia acontecer.

Hoje em dia sabemos que os alimentos recebem de alguma forma a energia de quem os prepara e trabalhar com satisfação faz toda a diferença.

Se ainda não descobriu em você o dom de preparar delícias para a mesa, tente ao menos uma vez! Preparar alimentos para si ou mesmo para a família é uma verdadeira terapia e pode ser que você goste disso!

Afinal, é justamente na hora das refeições que tudo acontece, as pessoas se encontram, brindam e vivem tudo de bom que há para se viver.

Basta lembrar dos encontros que você já participou no decorrer da sua existência. Na memória guardamos sempre os sons e os sabores de cada festa ou ocasião especial.

Aliás, algum dia recebeu alguém ou foi recepcionado sem que houvesse uma comidinha, aperitivo e até mesmo uma faca sob a mesa?

Aliás, existe no mercado pequenas facas para passar pastas deliciosas como de gorgonzola, creme com azeitona ou patê de atum.

Então vamos cuidar com apreço dessa ferramenta tão especial na cozinha de todas as casas do nosso planeta Terra.