Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Cuidado com o cabelo
  • Dicas de Beleza

Dicas de como cuidar do couro cabeludo

25-05-2022
Imagenes de noticia

Para ter um cabelo bonito e saudável é preciso observar e cuidar do couro cabeludo, já que é ele quem fornece os nutrientes necessários para manter o nosso cabelo vivo.

 

Fatores que afetam a queda do cabelo ou alopecia:

 

Estresse

Pode manifestar as consequências da fadiga mental. É fortemente influenciado por flutuações hormonais, pois aumenta os níveis de cortisol (um hormônio também conhecido como "hormônio do estresse"), a produção de sebo, caspa e queda de cabelo; além de coceira ou doenças como psoríase. Saiba que a queda de cabelo pelo estresse é extremamente comum e pode ser evitada.

 

Massagem

Aquela massagem para cabelo que você faz, mesmo sem intenção, ao passar o shampoo na hora da lavagem ajuda a manter a circulação ativa. Também auxilia os vasos sanguíneos a transportarem oxigênio e nutrientes vitais para o tecido. Então, que tal dedicar 5 a 10 minutos, pelo menos 1 vez por semana, para fazer suaves massagens, com movimentos circulares, para melhorar a saúde do seu cabelo?

 

Calor

Expor o couro cabeludo a temperaturas muito elevadas pode causar o seu ressecamento. É preferível tomar banhos com água morna, que ajudam na produção do sebo natural do cabelo e, portanto, na hidratação do couro cabeludo. Além disso, se for possível deixe o cabelo secar de forma natural, caso contrário, mantenha o secador a uma distância de 10cm da raiz, com temperaturas mais amenas.

 

Alimentação

A dieta equilibrada fornece à pele do couro cabeludo os nutrientes necessários para produzir novas células. Comer bem influencia diretamente na boa saúde do cabelo, sendo ideal evitar frituras, excesso de sal, assim como o consumo de álcool.

 

Higiene

Em média, tocamos em nossos cabelos cerca de 4 vezes por hora. Somada a poluição, travesseiro, suor e outros fatores; tudo isso faz com que o nosso couro cabeludo esteja constantemente exposto a bactérias, o que afeta a condição dos fios. O ideal é criar uma rotina de cuidados adequados para o cabelo, como usar uma escova limpa (que pode ser lavada com água e shampoo), até lavar o próprio cabelo.

 

Existem 2 tipos de couro cabeludo:

 

Oleoso

Genética ou tendência ao acúmulo de sebo nas raízes são características típicas do cabelo oleoso. Não importa a razão, mas se é esse o seu caso, é muito importante lavar diariamente o seu cabelo com produtos especiais para o seu tipo de couro cabeludo; porque possuem ingredientes ativos com propriedades antissépticas, como zinco.

 

Seco

Idade, estresse físico ou emocional, fatores genéticos e alterações hormonais podem deixar o couro cabeludo seco. Mudanças de temperatura ou de estilo de vida, dieta desequilibrada ou tabagismo, medicamentos e poluição ambiental, também causam danos para o cabelo seco. Recomendável não lavar os cabelos todos os dias, como também beber muita água, experimentar diferentes produtos capilares e ingerir nutrientes adequados.

 

Se pudemos te ajudar nas questões de como cuidar do couro cabeludo e como a dieta ajuda na queda do cabelo ou na saúde e aparência dos fios, ficaremos muito felizes! Prestar atenção na rotina diária de cuidados com o cabelo e o couro cabeludo é fundamental, não acha?

 

Afinal, quem não gosta de se olhar no espelho e ver um cabelo bonito, cheio e saudável?