Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Dicas de Nutrição
  • Bem estar
  • Auto cuidado

Conheça os principais benefícios do Ômega 3!

30-08-2021

Você já se perguntou do que se trata o famoso Ômega 3? Com certeza você já deve ter visto alguém tomando um suplemento deste tipo ou falando dos seus inúmeros benefícios. Mas se quiser saber o que é o Ômega 3, bem como os seus benefícios e como inclui-lo na alimentação, continue lendo!

 

O que é Ômega 3?

Os ácidos ômega 3 são fundamentais para o nosso corpo, já que participam de funções vitais. De acordo com a Sociedade Europeia de Cardiologia, a inclusão desses ácidos na nossa dieta diária pode ter um efeito positivo no nosso bem-estar geral.

 

Tipos de Ômega 3

Existem diferentes tipos de Ômega 3, os mais conhecidos são o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosa-hexaenoico). O EPA contribui para proteger o coração e os vasos sanguíneos, além disso age como um anti-inflamatório natural. Já o DHA é extremamente importante para a formação de componentes estruturais do nosso cérebro.

Os ácidos Ômega 3 são muito valiosos para o nosso corpo, visto que o organismo humano não é capaz de produzi-los. Portanto, para obter os benefícios do Ômega 3 precisamos recorrer à alimentação ou a suplementos.

 

Benefícios do Ômega 3

O Ômega 3 pode proporcionar muitos benefícios. O mais conhecido é a sua contribuição para reduzir os níveis de colesterol. Mas isso não é tudo! Estes ácidos têm um efeito benéfico ainda maior no nosso organismo.

Entre os principais benefícios do Ômega 3 podemos citar que:

  • Contribui para o funcionamento do coração
  • Contribui para manter a pressão arterial normal, bem como os níveis de triglicérides
  • Mantém as condições normais de funcionamento do cérebro
  • Ajuda a preservar a visão em boas condições
  • Ajuda a reduzir os níveis de triglicérides
  •  

Alimentos ricos em Ômega 3

Agora que já sabemos o que é e quais são os seus benefícios, vamos falar sobre onde podemos encontrar o Ômega 3. Para facilitar esta tarefa, fizemos uma lista com 5 alimentos ricos em Ômega 3:

  1. Óleos vegetais: conhecidos por proporcionar uma excelente dose de Ômega 3, embora existam diferenças entre eles. Por exemplo, os óleos de soja e milho contêm um pequeno teor de ácidos Ômega 3, enquanto o óleo de linhaça tem uma alta concentração.
  2.  Abacate: famoso por ser rico em gorduras saudáveis, também contém Omega 3, por isso é ideal para ser usado em saladas como guarnição nas nossas receitas.
  3. Peixes:um dos alimentos mais ricos em Omega 3.  Entre os mais ricos em Omega 3 estão: sardinha, atum, salmão e cavala. Isso porque a sardinha, o atum e o salmão ajudam a ter uma dieta equilibrada, proporcionando uma alta ingestão de Omega 3.
  4. Azeite de oliva: é citado independentemente do seu uso na cozinha para o cozimento de alimentos. A cada 100 grams de azeite de oliva, temos 8,3 de Ômega 3, quando consumido naturalmente.
  5. Sementes: Assim como os óleos, as sementes são conhecidas pela presença deste tipo de ácido graxo, sendo a linhaça e a chia as que concentram um teor considerável de Ômega 3.
  6.  

Há pessoas que, apesar de incluir esses alimentos em sua dieta diária, não conseguem obter os níveis ideais de Ômega 3. Nesses casos, pode ser necessário recorrer a um suplemento que contribua para a ingestão deste ácido graxo.

Lembre-se de que para alcançar um bem-estar integral, o primeiro passo é estar em equilíbrio consigo mesmo. Com a Amway, você pode se sentir bem, curtir a sua aparência e viver a vida como você deseja.