Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Auto cuidado
  • Dicas de Beleza

Como ter um sorriso branco e saudável

06-06-2021
Imagenes de noticia

Ver o sorriso de quem amamos nos enche de alegria. E o sorriso é justamente uma das primeiras coisas que notamos ao conhecer alguém. Mas, embora o sorriso dos demais faça com que nos sintamos bem, o nosso próprio sorriso pode nos deixar inseguros e até ansiosos.

 

Desde dentes amarelados, gengivas danificadas, tártaro a outras doenças dentais, a verdade é que em geral temos consciência do nosso estado oral e isso afeta a nossa autoestima e pode até nos impedir de querer sorrir.

 

Se você se identifica com o que acabamos de descrever, não se preocupe, é normal. A solução é mais fácil do que você imagina.

Dicas para um sorriso saudável

Em geral, a rotina de higiene oral de muitas pessoas começa e termina com o uso do creme dental; é uma das primeiras coisas que aprendemos a fazer e costumamos parar por aí. O creme dental é vital para eliminar resíduos de alimentos, que ficam presos aos dentes. Mas a higiene oral não se restringe a isso. Ao nos concentrarmos somente no creme dental, acabamos nos descuidando da escova de dentes, do enxaguante bucal e do fio dental, entre outros cuidados.

 

Para ter um sorriso saudável e brilhante é preciso:

 

  • Ir ao dentista duas vezes por ano: Por medo ou por não dar importância à higiene oral, as pessoas tendem a não procurar o dentista quando deveriam. É importante ir ao dentista para manter a sua rotina de cuidados e prevenir qualquer problema que futuramente poderia acarretar até mesmo na perda dos dentes. Para quem sofre de diabetes, é recomendável ir ao dentista a cada 3 meses.

 

  • Escolher o creme dental adequado: Os cremes dentais não foram todos criados com os mesmos padrões de qualidade. É recomendável usar um creme com flúor para fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir a formação de cáries. A nossa recomendação é o Creme Dental Multiação Glister que, com a sua fórmula exclusiva com REMINACT, ajuda a fortalecer os dentes, repondo o cálcio e o fósforo, sem danificar o esmalte.

 

  • Usar a escova de dentes ideal: Os dentistas recomendam utilizar uma escova com cerdas macias, já que as cerdas duras podem prejudicar a gengiva e o esmalte. Uma boa opção é a Escova de Dentes Glister que, com o seu design ergonômico e 2.600 cerdas suaves, ajuda a eliminar a placa, inclusive entre os dentes.

 

  • Troque a sua escova a cada 2 ou 3 meses: A escova de dentes tem uma vida útil limitada, desgastando-se a cada uso. É importante trocá-la várias vezes ao ano, já que usar uma escova desgastada produzirá uma limpeza que, além de ineficiente, pode chegar a ser prejudicial.

 

  • Escove os dentes de 3 a 4 vezes por dia: Ao seguir uma rotina de escovação, você evitará o acúmulo de bactérias ao longo do dia. Utilize uma quantidade moderada de creme dental a cada escovação: nem muito nem pouco.

  • Não se esqueça do enxágue bucal: Os dentistas recomendam usar um enxaguante bucal duas vezes por dia para manter o hálito fresco, remover resíduos de alimentos entre os dentes e evitar a formação de placa e cáries. É importante seguir as indicações do produto escolhido. O uso excessivo não é indicado e não trará benefícios adicionais.  

 

  • E não se esqueça do fio dental: Depois de uma boa escovação com o creme dental, o fio dental ajudará a remover qualquer resíduo de alimento entre os dentes. O seu uso diário evita a deterioração dos dentes e a gengivite. Os resíduos de alimentos nos dentes podem causar doenças periodontais.

 

  • Técnica, técnica, técnica: Ao escovar os dentes é importante manter um ângulo de 45 graus em relação às gengivas e distribuir o creme dental de maneira circular por dentro e por fora. Ao usar o fio dental é preciso passá-lo de forma suave, de dentro para fora, entre os dentes, de duas a três vezes. Caso sangre, isso pode indicar a presença de gengivite ou de alguma doença da gengiva. Uma boa higiene oral pode sanar o problema em cerca de duas semanas.

 

Como em tudo, é importante manter um estilo de vida saudável. Uma má alimentação, o consumo excessivo de café, chá e vinho e o tabagismo causam danos internos e externos nos dentes. Antes de fazer qualquer mudança na sua rotina de higiene oral, consulte um dentista, afinal este é o especialista que pode orientá-lo sobre como desenvolver hábitos melhores.

 

Com uma boa rotina de higiene, a orientação do dentista, o uso adequado de creme dental, enxágue bucal e fio dental e um estilo de vida saudável, em pouco tempo você terá o sorriso que sempre desejou.