Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Dicas Cuidados com a casa
  • Limpeza

Como remover o mofo da superfície da cozinha

11-05-2022
Imagenes de noticia

Quando você menos espera aparece uma inesperada surpresa e você indaga: há mofo na minha cozinha como eu removo? Presença indesejável, principalmente onde prepara sua comida, como remover o mofo da superfície da cozinha é o tema deste post; porque o mofo pode colocar em risco não apenas a sua saúde, como de toda a família.

 

Bolor - conhecendo o inimigo mofo

De acordo com o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços, onde facilmente entram humanos (CDC), o mofo é muito comum em prédios onde há alta umidade. O mofo pode entrar na sua casa através de portas e janelas abertas, sistemas de ventilação, além de roupas, sapatos ou pelo de animal. Já dentro de casa, basta existir um foco de umidade para o mofo se reproduzir por todos os lados.

 

Saiba como o mofo afeta a saúde?

Pode causar congestão nasal, chiado, vermelhidão ou coceira nos olhos e na pele. Ao mesmo tempo, para quem sofre de asma ou alergias, os sintomas podem ser mais intensos, até causar febre e falta de ar.  

 

Para combater o mofo a prevenção é a primeira atitude

É recomendado inspecionar frequentemente todos os espaços onde há contato com água ou umidade. No caso da cozinha, verifique os armários baixos, especialmente sob a placa ou pilha para lavar pratos e sua superfície; isso a fim de detectar vazamentos, vedação ruim ou desgaste de qualquer um dos materiais da cozinha. Se necessário, repare qualquer falha imediatamente e se a área não tiver boa ventilação, então use um desumidificador. Você também pode experimentar alternativas como colocar produtos em pó nas partes problemáticas, que gelatinizam depois de absorver umidade ou sacos de pano cheios de arroz ou carvão. 

 

Há mofo na minha cozinha como eu removo?

Além do odor peculiar e das manchas inconfundíveis pretas ou esverdeadas, você saberá que há mofo em sua cozinha se ver superfícies inchadas ou lascadas devido à umidade excessiva.

 

Se o mofo já invadiu grandes áreas da cozinha, você tem que remover e substituir todos os itens em que notar a sua presença. Se as superfícies são porosas, é melhor substituí-las, mas se elas são laváveis, você tem que limpá-las completamente. Para isso, o CDC recomenda uma solução baseada em 1 xícara de cloro, alvejante ou alvejante misturado em um galão de água limpa.

 

Use luvas não porosas, óculos e uma máscara protetora, além de uma blusa de manga comprida enquanto remove o mofo da cozinha. Lembre-se de abrir portas e janelas para deixar o ar correr livremente. Aplique a solução nas superfícies e deixe agir por 10 a 15 minutos, depois, com uma esponja ou escova, passe um pano úmido para enxaguar. 

 

Para evitar que o mofo retorne, repita a limpeza e a desinfecção semanalmente e certifique-se de que a área permaneça seca e ventilada.

 

Se você também acredita que a prevenção sempre será a primeira ação para combater o mofo, vamos para mais umas dicas infalíveis:

 

  • Ligue o exaustor sempre que cozinhar ou ferver água no fogão.
  • Não armazene recipientes ou vasos molhados em armários. O mesmo se você reciclar garrafas de plástico ou vidro, bem como latas e evite acumulá-las em qualquer canto da cozinha.

 

Se você já enfrentou mofo em sua cozinha e superou o problema, conta a sua experiência pra gente nos comentários.