Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Vida Fit
  • Bem estar

Benefícios do Yoga

22-06-2022
Imagenes de noticia

O yoga é uma técnica física e mental milenar, que há muito tempo vem se espalhando pelo mundo. Os benefícios do yoga para a nossa saúde são inúmeros; mais do que um exercício, é um estilo de vida que busca o bem-estar físico e a paz interior.

1 - Ajuda a dormir melhor

Mais de 100 artigos de pesquisa sobre yoga revelam que a sua prática aumenta os níveis de serotonina, o que ajuda a dormir melhor. O yoga estimula o neurotransmissor que favorece o estado de relaxamento e impulsiona a geração de melatonina, hormônio que regula os ciclos de sono.

2 - Reduz o estresse e a ansiedade

Atualmente, o estilo de vida pode levar muitas pessoas a sofrer de inúmeros problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, entre outros transtornos. Praticar yoga acalma a mente, ajuda a eliminar pensamentos tóxicos e a criar uma atmosfera de calma e tranquilidade. A meditação no yoga reduz os níveis de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta ao estresse. Além disso, aumenta a libido e a vitalidade sexual.

3 - Aumenta a autoestima

Um dos grandes benefícios do yoga é que além de deixar o corpo mais bonito e saudável, também eleva a mente e o espírito, o que aumenta a autoestima. Uma pessoa com estabilidade emocional se torna mais confiante. Dessa maneira, praticar yoga tem um efeito positivo, elevando os sentimentos de amor, aceitação, gratidão e empatia.

4 - Melhora a concentração

Está comprovado que o praticante de yoga melhora a concentração, coordenação motora e aprendizado; o que resulta em maior capacidade para resolver problemas. Pesquisas revelam que praticar yoga por 15 minutos ao dia é tempo suficiente para produzir alterações bioquímicas no cérebro e nos neurônios. Permanecer em quietude por um período permite que você fique mais atento aos detalhes do dia a dia, aumenta a memória e reduz o tempo de reação para lidar com situações inesperadas.

5 - Fortalece ossos e músculos

Praticar yoga é um grande antídoto natural para a osteoporose, pois, se feito progressivamente, evita que o ácido láctico se acumule no corpo; fortalecendo os ossos e prevenindo a perda óssea. Além disso, muitas práticas de yoga são verdadeiros exercícios isométricos, ou seja, posturas em que você tem que manter a tensão muscular e fazer força; permitindo o fortalecimento dos músculos a partir dessas posições. É muito bom ajudar o corpo a alcançar o equilíbrio e tomar suplementos também é uma ótima opção.

6 - Aumenta a flexibilidade

Um dos benefícios mais notáveis do yoga: a maneira como ele aumenta a flexibilidade muscular. Isso não é surpreendente, dado que, ao realizar diferentes posturas, a amplitude de movimento é maximizada. De qualquer forma, para começar nessa prática é aconselhável não experimentar os exercícios mais complicados sem uma supervisão ou experiência prévia. É melhor começar com posturas simples, que não forçam muito as articulações, a fim de desenvolver gradualmente a flexibilidade.

Se você está procurando uma técnica que melhore seu bem-estar físico e mental, com certeza o yoga será sua nova atividade favorita.