Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Dicas de Nutrição
  • Bem estar
  • ABC de Nutrição
  • Lançamentos

As defesas do seu corpo: Veja como funciona o sistema imunológico!

12-07-2021
Imagenes de noticia

Como o sistema imunológico funciona?

O sistema imunológico é composto por diferentes camadas de defesa que podemos imaginá-las como se fossem escudos naturais, equipes de resposta rápida e super-heróis que trabalham juntos para você.

Essas camadas podem ser separadas em três categorias principais:

  • Barreiras fisiológicas;
  • Imunidade inata;
  • Imunidade adquirida, também chamada de imunidade humoral.

As suas barreiras fisiológicas são literalmente barreiras físicas que formam um escudo, protegendo contra o ambiente externo. A linha de defesa seguinte é composta pelas equipes de resposta rápida ou imunidade inata. Por fim, você conta com os super-heróis, ou seja, a sua imunidade adquirida.

Barreiras fisiológicas: sua primeira linha de defesa

Quando falamos do sistema imunológico, as barreiras físicas incluem pele, membranas mucosas, saliva, lágrimas, paredes do intestino e importantes células imunitárias, localizadas no seu intestino.

Tudo isso age em conjunto para manter algumas coisas fora do nosso corpo.

Já caiu algum cisco no seu olho? Lembra o que acontece?

O olho imediatamente começa a lacrimejar para expulsar o cisco. Muitas das outras barreiras agem da mesma forma, como escudos contra o ambiente externo.

 

É importante seguir alguns passos para que esses escudos continuem funcionando bem. Veja aqui três formas de ajudar diariamente na manutenção da nossa primeira linha de defesa.

 

Como as vitaminas apoiam o sistema imunológico?

Uma alimentação saudável com muitas frutas e verduras é o alicerce para manter a saúde básica do sistema imunológico. Uma nutrição adequada, que inclua vitaminas e minerais essenciais, desempenha um papel fundamental ao oferecer uma boa base para os nossos escudos.

Você também pode adicionar um suplemento multivitamínico/multimineral para ajudar a suprir as deficiências nutricionais.

Isso dará ao corpo um apoio extra com as vitaminas e os minerais antioxidantes necessários para combater o estresse oxidativo e ajudará a manter esses escudos como a primeira linha de defesa do seu sistema imunológico.

 

Um bom ponto de partida é o Nutrilite™ Daily, que oferece 12vitaminas e 10 minerais. Para uma dose extra de fitonutrientes, inclua o Nutrilite™ Concentrado de frutas e verduras feito a partir de extratos integrais desses alimentos, que fornece o equivalente a mais de 5 porções de frutas e verduras.

 

Os fitonutrientes combatem os radicais livres

Os fitonutrientes ou nutrientes das plantas também contribuem para o nosso bem-estar fundamental e sistema imunológico, protegendo contra os radicais livres do ambiente.

 

Os fitonutrientes oferecem uma proteção antioxidante ampla e também específica, ajudando o corpo a se defender proativamente do excesso de radicais livres que atacam as células saudáveis e provocam o estresse oxidativo.

 

Probióticos, o apoio ao sistema imunológico

Ao apoiar um sistema digestivo saudável, também contribuímos para a saúde do sistema imunológico. Por quê? Cerca de 70% das células do sistema imunológico estão localizadas no revestimento do intestino, que também abriga trilhões de bactérias minúsculas, boas e ruins.

 

As bactérias do intestino são conhecidas como microbioma. O microbioma ajuda o nosso corpo a distinguir as bactérias boas e as substâncias que o organismo precisa das bactérias e substâncias que ele não precisa.

Isso é fundamental para o funcionamento da barreira física do corpo.

O intestino também é o local de absorção de todos os nutrientes que recomendamos anteriormente, então é importante mantê-lo funcionando corretamente. Uma forma de fazer isso é por meio dos probióticos, que são bactérias boas do seu sistema digestivo encontradas em alimentos e bebidas fermentados como kimchi (um acompanhamento asiático feito com acelga, pimenta e outros condimentos), alguns tipos de picles de endro, kombucha e iogurte.

 

Você também pode obtê-los por meio de suplementos, como Nutrilite™ Balance Within Probiotic.

Com a Amway, você vai poder se assegurar de obter as vitaminas diárias e incorporar alimentos ou suplementos ricos em probióticos à sua alimentação. Além disso, você contribuirá com os seus escudos e este é o primeiro passo para apoiar a saúde do seu sistema imunológico.