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Alimentos ricos em fibras e sua importância na dieta

16-03-2022

Alimentos ricos em fibras e sua importância na dieta todo mundo conhece, já que elas auxiliam na digestão e, portanto, no bom funcionamento do intestino.

No entanto, a dieta rica em fibra pode te parecer uma conquista que soa difícil, mas saiba que não é tão complicada assim.

Em todos os grupos alimentares existem alimentos que ajudam a prevenir doenças intestinais, auxiliam a combater o excesso de peso e até mesmo permitem regular um intestino preguiçoso.

Temos também uma grande variedade de alimentos que admitem não apenas o equilíbrio, como também a ingestão correta e diária tanto de vitaminas, quanto de minerais.

Mas o que todos esses alimentos têm em comum?

Com certeza você já deve imaginar a resposta.

Continue a leitura que vamos nos aprofundar um tanto mais sobre a importância do consumo de fibras na nossa dieta.

Fibras alimentares – O que são e seus benefícios

Já que tocamos no assunto, então vamos te contar tudo sobre a importância da fibra na dieta e quanto o seu consumo lhe fará bem.

Entenda a importância de uma dieta rica em fibras e como você pode aumentar a sua ingestão diária.

Talvez como nunca o seu consumo de alimentos ricos em fibras seja primordial, porque ajuda a combater doenças da era do fast food ou comida rápida.

Definimos fibras alimentares como substâncias derivadas de vegetais, resistentes à digestão e que passam relativamente intactas através do nosso sistema digestivo.

Além de não calóricas, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares. Também causam a sensação de saciedade prolongada.

Depois de ingeridas, as fibras permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, o que permite protelar o consumo de mais calorias e portanto, aumento de peso.

Tipos de fibras alimentares

As fibras podem ser divididas de acordo com a sua solubilidade. Traduzindo melhor, propriedade que possui uma substância de poder dissolver-se noutra.

Então, os tipos de fibras alimentares que auxiliam na dieta rica em fibras são divididos em dois: fibra solúvel e fibra insolúvel.

Com certeza já deve ter lido alguma coisa sobre isso, mas vamos nos aprofundar no assunto para incentivar o seu uso. Afinal, ressaltar a importância do consumo das fibras alimentares na sua dieta é a razão do post.

Pensando bem, todo conhecimento é sempre bem-vindo e às vezes o ponta pé inicial para uma mudança salutar de hábitos alimentares.

Voltemos aos tipos de fibras alimentares, lembrando que para potencializar os seus benefícios é essencial a ingestão de água, já que juntas funcionam melhor.

Fibra solúvel

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Em quais alimentos podemos encontrar fibras solúveis?

Oferecemos a você algumas fontes:

  • Aveia, cevada, chia, linhaça, farelo de arroz, soja.
  • Maçã, limão, banana, laranja, morango.
  • Couve-flor, batata, batata-doce, cenoura.
  • Feijão, ervilha, lentilha.

Fibra insolúvel

Promove a circulação de material através do sistema digestivo, auxiliando aqueles que sofrem de prisão de ventre ou evacuação intestinal irregular.

Também para o tipo, indicamos algumas sugestões:

  • Farelo de trigo, semente de linhaça.
  • Feijão, ervilha, grão de bico e lentilha.
  • Uva passa, nozes e amêndoas.
  • Nabos e vegetais em geral.
  • Framboesa fresca, maçã com a casca e morango.

Ao passo que a ingestão de fibras alimentares é muito importante, caso ainda não tenha o costume de ingeri-las, então vá com calma!

Inicialmente aconselhamos que mude aos poucos a sua dieta rica em fibras alimentares, já que o aumento repentino delas na alimentação pode causar gases, cólicas e até diarreia.

Outra observação relevante é que o cozimento excessivo de alimentos fibrosos pode comprometer as suas propriedades.

Ah, voltamos a repetir a importância de consumir água.

Mais informações sobre a importância da fibra na dieta

Só para ilustrar, abaixo listamos alguns dos benefícios de incluir alimentos ricos em ambos os tipos de fibra.

Auxilia na manutenção da boa saúde intestinal:

Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de hemorroidas e outras doenças que podem afetar, desde os intestinos, até o cólon.

Contribui para reduzir os níveis de colesterol:

Alimentos como feijão e aveia são alguns que, devido ao seu alto teor de fibras solúveis, podem diminuir os níveis do chamado "colesterol ruim" no sangue.

Ajuda a alcançar um peso ideal:

Alimentos com alto teor de fibras alimentares tendem a fazer com que você se sinta satisfeito por mais tempo e tenha menos vontade de comer.

Regula a evacuação intestinal:

Se você tem diarreia ou prisão de ventre, então as fibras alimentares são ideais para regularizar o funcionamento do intestino.

Os benefícios que alimentos de alta fibra podem trazer à nossa saúde são bem conhecidos. No entanto, lembremos que devemos manter um equilíbrio em nossa dieta, pois esta é a melhor maneira de alcançar o peso ideal.

Como já dissemos anteriormente, adicionar alimentos ricos em fibras rapidamente na dieta pode levar a inchaço abdominal e cólicas, por isso não exagere!

Curiosidade sobre fibras alimentares

De acordo com especialistas, recomenda-se que os homens consumam em torno de 38 gramas de fibra por dia até os 50 anos, já para as mulheres o ideal são 25 gramas diárias.

Considerações finais

Existem muitos alimentos ricos em fibras alimentares que nos ajudarão a alcançar não só o peso ideal, como também a saúde.

Aliás, alimentos integrais como pão, arroz ou macarrão são boas fontes desse nutriente. Frutas e legumes como alface, maçã, figos, acelga, cenoura, batata e brócolis também são uma excelente fonte de fibras.

Além de inúmeras opções alimentares para nutrir você com fibra, outra excelente opção para auxiliar a sua ingestão é o suplemento de fibra Nutrilite.

A fibra Nutrilite tem três fontes: maltodextrina, raiz chicória e goma guar o que te ajudará a complementar sua ingestão regular de fibras para uma dieta mais saudável.

Lembre-se que para alcançar o verdadeiro bem-estar o primeiro passo é estar em equilíbrio consigo mesmo(a) e vivendo da melhor forma possível.

Procure fazer exercícios e se alimentar de forma saudável e com prazer. Agora que já sabe a importância da fibra na dieta, tenha também como meta a superação de desafios e a equanimidade do corpo físico emocional e mental.

Além da dieta saudável, a boa vida pede que estejamos em paz com o nosso próprio corpo, seja ele gordo ou magro.

Aliás, devemos buscar a aceitação e reconhecimento do nosso próprio corpo, gostando como ele é e não como as outras pessoas acham que ele deveria ser, não é mesmo?

Nós da Amway estamos com você e temos a certeza de que o mais importante na vida é se sentir bem e viver como a gente quer.

Seja feliz!