Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Dicas de Nutrição
  • Trends Nutrição

Alho: Benefícios para a saúde e os seus nutrientes

20-04-2022

Todo mundo escuta que o alho traz benefícios para a saúde e que tem muitos nutrientes, mas você sabe nos dizer quais são eles?

Para ficar por dentro de tudo sobre o alho e o que ele pode trazer de bom para o seu corpo físico, segue com a gente neste post e prossiga com a leitura; porque temos também muita informação sobre as propriedades do alho e curiosidades para te contar.

Reverenciado desde a antiguidade, o alho não só é um dos maiores astros da culinária de muitos países do mundo, como também respeitado pelos profissionais da área da medicina; isso devido as suas propriedades terapêuticas.

Ele é um bulbo comestível de uma planta nativa da Ásia Central e que tem parentesco tanto com a cebola, quanto com o alho-poró. Tem um cheiro e sabor muito característicos e além disso desempenha um papel importante em dietas, como a dos egípcios, gregos, romanos, chineses, japoneses, entre tantos outros do nosso planeta afora. 

Na verdade, o alho é o protagonista dos temperos de grande parte dos chefes da cozinha mediterrânea. Popular em muitos países, pesquisas sobre as suas propriedades e benefícios à saúde são elevadas e as cápsulas de alho também são um dos suplementos alimentares mais populares.

Mas agora vamos te fazer uma pergunta: Por um acaso você sabe quem trouxe o alho para a nossa cultura nacional? Acertou se o seu pensamento chegou até aos portugueses e mais precisamente, na época do descobrimento do nosso país.

A título de curiosidade, o tipo produzido no Brasil é o alho nobre roxo. Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Alho, do ponto de vista gastronômico, um dente de alho brasileiro, equivale a cinco dentes do alho chinês.

Agora veremos quais são os benefícios do alho para o nosso organismo e você gosta de informação, prossiga com a leitura do nosso artigo.

5 benefícios do alho para a nossa saúde

Os benefícios mais importantes derivam principalmente do fato de ser um alimento muito rico em antioxidantes; listamos alguns para você, mas saiba que o potencial terapêutico da erva in natura está no elevado consumo do alho cru.

1.Protege o coração

Comer alho regularmente pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, reduzindo assim os níveis da pressão arterial. Em todo o mundo existem pesquisas sobre as propriedades do alho cru e seus benefícios, o que revela a sua potencialidade terapêutica.

2. Abre o seu apetite

O alho estimula a mucosa gastrointestinal, o que causa aumento das secreções digestivas. Isso leva a uma preparação mais adequada do trato digestivo para a digestão dos alimentos. No entanto, seria necessário o consumo de uma quantidade elevada do produto cru e é justamente por isso que as cápsulas de alho são tão bem-vindas!

3. É um bom antibiótico

De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, o sulfeto de dialila, um composto do alho, é 100 vezes mais eficaz do que alguns antibióticos no combate à bactéria Campylobacter, que causa inflamação do cólon (colite) que resulta em febre e diarreia. .

4. Reduz o colesterol

Um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry (Jornal de Bioquímica Nutricional que abrange aspectos bioquímicos e biológicos moleculares da ciência da nutrição) revelou, após um experimento, que o alho é capaz de reduzir os níveis de colesterol, bem como a pressão arterial.

5. Fortalece o sistema imunológico

Adicionar alho às receitas é muito bom para as nossas defesas, pois é um antiviral, antifúngico e também um antibacteriano. Aliás, quem não tem uma tia, avó ou parente mais velha que se trata de gripe com um belo chá de alho? Essa prática é muito antiga e passada de geração para geração. No entanto, para quem se incomoda com o forte cheiro de alho, o uso de cápsulas é muito difundido.

Nutrientes do alho

Uma porção de 28 gramas de alho contém Manganês: 23% da ingestão diária recomendada (IDR); Vitamina B6: 17% da IDR; Vitamina C: 15% da IDR; Selênio: 6% do IDR; Fibra: 0,6 grama.

Quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1, além de ser baixo em calorias.

Uma cabeça de alho contém aproximadamente 1% do aminoácido sulfúrico aliina, que é convertido em alicina quando este alimento é esmagado. A alicina e seus derivados, ajoenes, são responsáveis ​​por seu cheiro particular. Da mesma forma, o alho contém aminoácidos proteinogênicos, vários sulfatos compostos e frutanos do tipo inulina.

Mas a gente gosta de explicar tudo para você, então podemos dizer que inulina é um tipo de fibra solúvel, um polissacarídeo considerado prebiótico, que pode regular o funcionamento do intestino, melhorando a prisão de ventre.

E como já dissemos anteriormente, sabemos que algumas pessoas não gostam e nem conseguem assimilar totalmente os nutrientes do alho e, consequentemente, não tiram partido de todos os seus nutrientes e benefícios; sendo assim, recorrem ao consumo do suplemento de alho.

Afinal, não há quem nunca ouviu falar que as propriedades do alho cru são extremamente benéficas para o organismo humano, não é mesmo?

No entanto, ressaltamos que antes de ingerir qualquer tipo de tratamento, é muito importante que você consulte um especialista da área da saúde; já que só assim terá a segurança necessária para saber o suplemento ideal para o seu consumo diário.

Recado especial

O que a gente mais deseja é que você esteja feliz, vivendo como gosta e usufruindo tudo de bom que a vida tem para oferecer.

Lembre-se de que, para alcançar um bem-estar abrangente, o primeiro passo é estar em equilíbrio consigo mesmo e com a Amway, você pode ter uma aparência bonita e repleta de saúde. Aliás, sentir-se de bem com a vida e viver livre e leve da maneira que quiser é tudo de bom e estamos aqui justamente para te auxiliar nisso.

Então, seja saudável e livre com a Amway!

Ah... e tem mais, se deseja saber mais sobre o assunto é só entrar em contato, que logo nos comunicaremos com você.

Até o nosso próximo post e com novidades sempre fresquinhas e interessantes para você.