Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Dicas / Formando Lideres
  • Caminho de Sucesso
  • Empreendedorismo Digital
  • Novidades

A nova tendência de negócios na LATAM

18-05-2022
Imagenes de noticia

A América Latina é um território de pessoas empreendedoras, tendência que está aumentando graças à criatividade e capacidade de inovação de milhões de pessoas que, dia após dia enfrentam seus medos, dando tudo por seu empreendedorismo. Aliás, nesses tempos de economias instáveis, os avanços tecnológicos são um terreno fértil para isso. Se você está em movimento com o seu empreendimento, ou ainda não se atreveu a dar o salto, precisa ler isso.

Qualquer empreendimento é definitivamente uma oportunidade de desenvolvimento que muda não apenas as nossas vidas, como também as de outras pessoas, e seu impacto pode ser sentido em comunidades inteiras. 

 

Faça chuva ou faça sol

 

Existe um crescente interesse das pessoas em começar seu próprio negócio, seja agora ou no futuro; de acordo com o mais recente Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), uma pesquisa que leva o pulso público do Estado e a intenção de empreendedorismo em nível global; e que busca aumentar a conscientização sobre seu importante papel nas economias modernas. De acordo com esse relatório, 90% das pessoas pesquisadas na América Latina querem ter seu próprio negócio a curto ou médio prazo.

 

Por outro lado, a grande relevância das redes sociais como facilitadores e veículos de desenvolvimento de um empreendimento é um fato comprovado em todo o mundo. Nossa região não é exceção, pois 87% dos participantes do relatório mencionaram que aproveitariam suas redes sociais, de amigos e familiares para iniciar seus negócios. Isso representa quase 9 em 10 pessoas entrevistadas e demonstra uma força latino-americana inestimável: nossos fortes laços familiares e de amigos, que estão sempre lá quando mais precisamos deles. Nesse sentido, 65% consideram que sua família e amigos nunca poderiam dissuadi-los de iniciar um empreendimento.

 

Sobre os benefícios do empreendedorismo na América Latina, as pessoas destacaram três: a oportunidade de ser seu próprio chefe (74%), a possibilidade de obter renda adicional (67%) e a opção de trabalhar em algo pelo qual são apaixonados (65%).

 

Da mesma forma, na América Latina há também uma alta percepção de autoconfiança e perseverança, uma vez que 83% das pessoas acreditam que têm as habilidades necessárias para empreender, mas apenas 37% estimam que têm os recursos necessários para que isso aconteça. Embora esse último número seja baixo, representa uma área de oportunidade para vários fatores da economia global, graças ao qual eles podem oferecer todos os tipos de recursos que ajudam os empreendedores a alcançar seus objetivos. 

 

As mídias sociais são o presente

 

O emocionante mundo das vendas de mídias sociais também fornece fatos muito interessantes no que se refere ao empreendedorismo na América Latina. De acordo com o Amway Global Entrepreneurship Report, 90% dos participantes se sentem confortáveis em vender através das redes sociais, 64% consideram que as redes sociais são a melhor maneira de desenvolver seu próprio negócio e maximizar seus lucros, enquanto 61% pensam o mesmo dos canais de mídia social. 

 

Além disso, 81% das pessoas acham que têm uma comunidade de mídia social adequada para vender, enquanto 86% confiam que têm habilidades suficientes para comercializar com sucesso. Saiba mais sobre o Relatório de Empreendedorismo Global da Amway aqui

 

De acordo com um artigo na revista Forbes Colombia, o potencial de crescimento do empreendedorismo na América Latina é o mais alto do mundo, e se continuar assim, em cinco anos, seu ecossistema de empreendedorismo e inovação seria maior que o da Europa. Por essas e mais razões, empreender na América Latina continuará a nos dar algo para falar no futuro.

 

Você é um empreendedor? Nos conte o que te motivou a empreender e se a busca por uma renda adicional interferiu na sua decisão. Mas, se pensa em tomar um novo rumo, seja seu próprio chefe! Afinal, riscos sempre existiram e mesmo trabalhando para terceiros. O empreendedorismo pode ser a sua grande atitude para este ano, basta respirar, se encher de coragem e colocar a sua experiência e criatividade em pauta!