Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Cuidado com a pele
  • Auto cuidado

A importância do Protetor Solar

14-07-2022
Imagenes de noticia

Hoje em dia o protetor solar é um dos cosméticos preferidos de quem deseja manter uma aparência bonita, além da pele saudável.

 

Já ouviu a expressão "banho de sol"? Normalmente associada ao mar ou piscina, o banho de sol acontece todas as vezes que saímos de casa. Então, mesmo que o tempo esteja fechado, use protetor solar para manter a sua pele saudável.

 

O sol emana raios ultravioletas conhecidos como raios UVA e raios UVB, que em contato com sua pele por um longo tempo, podem causar queimaduras e até câncer de pele. Além disso, o excesso de sol sem proteção causa rugas e manchas; deteriora a elastina, o colágeno e é a principal causa do envelhecimento precoce.

 

Para que serve o protetor solar?

 

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo e que só o protetor solar é capaz de atuar como uma barreira entre a pele e os raios ultravioleta? Um protetor solar de qualidade contém filtros minerais, que refletem a luz ultravioleta e ingredientes que absorvem a luz e a convertem em calor; para que a sua pele não queime.

 

Existe uma boa variedade de tipos de protetor solar, como em spray, óleo ou creme, loção ou mesmo em gel.

 

Ao escolher um protetor solar, devemos levar em conta o FPS, ou seja, o nível do fator de proteção solar. Esse número que você vê em todos os rótulos significa que ele te protege, por exemplo, 15 vezes mais do que sua pele suporta na exposição solar antes de queimar. Assim sendo, quanto maior o número, maior o tempo de proteção ao sol.

 

Como escolher um protetor solar?

 

A pele clara precisa de maior proteção ao sol do que a pele escura; por isso, o protetor solar para pele requer um FPS ou Fator de Proteção Solar específico, que depende do seu fototipo e da quantidade de tempo que você irá se expor ao sol.

 

Tipos de pele ou fototipo:

 

  • Fototipo I: Pele muito clara e que queima intensamente. É aconselhável um FPS de 50 ou mais.

  • Fototipo II: Pele clara que queima facilmente. Recomenda-se um FPS de 50 ou mais.

  • Fototipo III: Pele de raças caucasianas (europeias) que queimam com moderação. Recomenda-se um FPS entre 30 e 50.

  • Fototipo IV: Pele ligeiramente escura (raças mediterrâneas) que queima moderadamente. Recomenda- se um FPS entre 15 e 20.

  • Fototipo V: Pele típica dos ameríndios e hispânicos e que raramente queima. Um FPS 10 é o mais aconselhado.

  • Fototipo VI: Pele de pretos. Pouco queima, a menos que se exponha por um longo período ao sol e requer, portanto, de uma proteção menor.

 

Como usar o protetor solar?

 

A princípio, 30 minutos antes de se expor ao sol, para que todos os ingredientes sejam absorvidos pela pele. Mas é muito importante reaplicar o protetor solar a cada 2 horas ou a cada 40 minutos, principalmente se você nadar ou suar muito. Além disso, toda vez que você se secar com uma toalha, aplique o protetor solar novamente.

 

Para o rosto recomenda-se como medida o equivalente a 2 dedos, e para o corpo, uma quantidade bem maior do que essa.

 

Lembre-se que o sol não é o vilão da pele! Ao contrário, tomar banho de sol é muito bom para a saúde, principalmente quando nos expomos a ele nas horas mais indicadas e da maneira certa. Além disso, quem não gosta de passar um tempo na praia ou no campo curtindo um sol?

 

Então aproveite um dia ensolarado, mas não se esqueça de que a proteção solar é fundamental!