Logo Amway

Blog da Amway do Brasil | Para uma vida equilibrada

  • Skin Care
  • Cuidado com a pele
  • Dicas de Beleza

5 hábitos para ter uma pele saudável

30-05-2021
Imagenes de noticia

Ter uma pele saudável é um verdadeiro desafio, principalmente, se estivermos falando da pele do rosto. Com tantas áreas diferentes e características únicas, os cuidados específicos e a nutrição da pele ganham uma importância vital. Por isso, hoje vamos apresentar 5 dicas que ajudarão a melhorar a saúde da sua pele.

A hidratação é chave

Uma das primeiras recomendações em que pensamos ao falar da nutrição da pele é a hidratação e tem uma boa razão para isso!
 

A hidratação da pele ocorre por meio da retenção de líquido em suas camadas internas. Mas existem condições físicas e ambientais que facilitam a perda dessa umidade, criando um aspecto opaco, áspero e reduzindo a elasticidade da pele.
 

A solução para isso é muito simples: beber água e aplicar cremes hidratantes com ingredientes que tragam benefícios para a sua pele! Consumir um volume adequado de líquidos não é algo saudável apenas do ponto de vista da nutrição da pele, mas para o funcionamento de todo o seu corpo.
 

Por outro lado, aplicar um creme hidratante ajuda a pele a reter a umidade, reduzindo a sua perda. Escolha uma opção de hidratante que se ajuste às necessidades de nutrição da sua pele e aplique-o diariamente, pela manhã e à noite, especialmente, depois do banho ou de lavar o rosto. Com certeza você notará a diferença!

Proteja-se do sol

O sol é um grande aliado da nutrição da pele. A exposição à luz solar fornece vitamina D. Mas, ao mesmo tempo, o sol pode ser um inimigo perigoso se não nos protegermos dos seus raios UV.

 

A radiação ultravioleta, também conhecida como raios UV, pode provocar danos nas células da pele que podem causar desde manchas e queimaduras até câncer de pele.

 

Alguns alimentos como amoras, nozes e verduras de folhas verdes podem fornecer nutrientes para uma boa nutrição da pele, permitindo reparar danos causados pelo sol. Mas, sem dúvida, a melhor ferramenta de que dispomos para evitar essas consequências é o protetor solar, de preferência, com um FPS 30, no mínimo.

Cuide dos seus hábitos

Manter hábitos saudáveis afetará diretamente a nutrição da sua pele! Leve em consideração que as suas ações podem beneficiar ou prejudicar a aparência da sua pele.

 

Preste especial atenção à sua alimentação. Analise se os alimentos que você consome oferecem as vitaminas e os minerais necessários à nutrição da sua pele. Além disso, adicione à sua dieta alimentos, por exemplo, ricos em antioxidantes, gorduras saudáveis e ômegas, ideais para uma boa nutrição da pele. 

 

Outros fatores como a frequência com que você se exercita fisicamente, o seu número de horas de sono e o consumo de substâncias como álcool, tabaco ou cafeína também podem afetar a sua pele. Identifique quais desses aspectos você pode melhorar e comece a tomar decisões mais saudáveis.

Preste mais atenção na sua pele

Uma das melhores recomendações que podemos dar para assegurar uma boa nutrição da pele é a seguinte: consulte um dermatologista! Pelo menos uma vez por ano, agende uma consulta com o seu dermatologista, como uma medida preventiva, e permita que ele oriente sobre quais são as decisões mais saudáveis para você.

 

Mas nem sempre você precisa esperar todo esse tempo para fazer uma consulta. Ninguém conhece você melhor do que você mesmo. Então, aproveite qualquer momento para observar com atenção a sua pele e ver se há manchas, saliências ou lesões estranhas. Caso identifique algo assim, procure imediatamente o seu médico.

Valorize a limpeza

Limpe o seu corpo por dentro com alimentos naturais que proporcionem as vitaminas essenciais para a nutrição da pele. E, por fora, evite ficar tocando o rosto, use uma toalha separada para diferentes propósitos e não lave o seu rosto em excesso.

 

Para evitar a entrada de bactérias nos poros, é recomendável higienizar a pele para remover as impurezas. Mas, claro, você deve fazer isso usando produtos de nutrição da pele adequados e não abrasivos que cuidam especificamente de cada parte do seu corpo.

 

E não se esqueça da regra de ouro: sempre remova a maquiagem antes de dormir!

 

Descobrir como incorporar a nutrição da pele como parte da sua rotina ajudará você a cuidar de forma especial da sua pele e a dar um grande passo rumo ao bem-estar para você viver melhor.